Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/AGO/1978
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Anúncio de jornal: O patinho feio da criação.

Luis Antônio 'Lula' Vieira
Luis Antônio Vieira
"Se jornais veiculam notícias, os anúncios que nele forem publicados também terão que apresentar, tanto em conteúdo, quanto na sua forma, o impacto da uma notícia”.
Com esta afirmação, Luís Antônio Vieira, redator da Thompson, está procurando alertar os profissionais de criação para a baixa qualidade da média das peças veiculadas em jornais, no que diz respeito principalmente à parte gráfica e se estendendo à produção e redação. É ele quem diz:
- Quando participei da Seleção da Janela e me vi frente à missão específica de encontrar bons anúncios em diversos jornais do Rio, percebi que a maioria dos trabalhos não sobressaia dentro da página.
Segundo Luís Antônio, os jornais estão desenvolvendo bem a parte gráfica editorial, enquanto que a grande maioria dos anúncios não tem acompanhado este progresso e diversos motivos contribuem para isto. Um deles se deve ao fato de que estes não são anúncios feitos especialmente para jornal e sim adaptados de revistas ou de outros veículos. E, além disso, muitas vezes o anúncio não respeita a filosofia do veículo ou como o leitor lê jornal, e assim, não engloba o sentido de notícia e atualidade.
"É de se preocupar", ressalta Luís Antônio, "que mesmo ganhando menos que um diretor de arte, os diagramadores de jornais apresentem um trabalho que melhora dia-a-dia, chegando a alcançar, e por vezes superar, o realizado pela criação publicitária."
Jaques Lewkowicz, diretor de arte da Caio, concorda com a afirmação inicial de Luís Antônio, de que as peças veiculadas em jornais não vêm sendo muito trabalhadas. Apesar de admitir que exista um desnível entre a diagramação editorial e a de anúncios, Jaques acha que ainda são poucos os jornais no Brasil que se preocupam em desenvolver um novo tipo de diagramação, como faz o Jornal da Tarde de São Paulo, e o Jornal de Humor, do Paraná, sendo que este último apresenta uma enorme quebra de padrões de tudo que vem sendo feito no setor de diagramação:
- Acho que está havendo um pouco de relaxamento por parte do pessoal de criação - continua Jacques - e essa escassez de boas peças pode bem dever-se ao fato de que os profissionais da maioria das agências não são cobrados a apresentar bons trabalhos.
E este descuido, segundo Luís Antônio Vieira, também acontece com veículos como o rádio e o outdoor, devido ao fascínio gerado pelo desenvolvimento da televisão:
- Todo mundo ainda quer criar para a TV e, neste processo, outros veículos de grande importância foram sendo esquecidos e desprezados. Brevemente, porém, todos voltarão a ocupar o lugar que merecem, pois os clientes estão começando a perceber que nem só de televisão vive a propaganda.
Além disso, lembra Luís Antônio, hoje em dia, os aumentos dos custos também limitam as inserções em jornais e, logicamente, isto fará com que o cliente comece a exigir um trabalho limpo, bem colocado e que tenha resposta, enfim, que apareça na página. Jaques ressalta que a preocupação em elevar o nível dos trabalhos tanto em termos de inovação como do ponto de vista de qualidade, se mostra, cada vez mais presente.
- Quando o 3º anuário do Clube de Criarão de São Paulo for editado e as pessoas começarem a tomar conhecimento das inovações lançadas pelo Jornal de Humor sentirão que algo novo está sendo feito editorialmente. Com isso, haverá estimulo para a busca de novas soluções gráficas na propaganda.

A quem interessar possa.

Esta coluna está profundamente decepcionada com a atitude indigna do atual coordenador do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, Sr. Albano Alves Filho, que, entre outras coisas, foi grosseiro com estes colunistas quando tentávamos solucionar o problema que levou a não se realizar reunião marcada para ontem do Grupo de Mídia com o presidente da ABP, Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, e que havia sido motivada pela própria Janela.
Se o Sr. Albano Alves Filho não se sente capaz de controlar suas emoções, ou não sabe assumir uma posição de responsabilidade política e representativa, separando-a de suas posições pessoais, que então abra mão de seu cargo em favor de outro profissional que não venha a prejudicar o louvável esforço de valorização da imagem da classe, que seus companheiros mídias vêm procurando construir. E que deve merecer o respeito de todos, inclusive dos próprios mídias, que também sabem o quanto os profissionais cariocas precisam valorizar e defender a ABP, como sua entidade profissional.

Seleção da Janela

Cecilia Dutra, atendimento da Standard; Jaques Lewkowicz, diretor de arte de Caio Domingues; Luiz Fernando Favilla, redator da L&M e, como de costume, os responsáveis por esta coluna, formaram o júri da Seleção da Janela que examinou os anúncios veiculados nos jornais cariocas de 7 a 13 de agosto.
O júri selecionou três anúncios, todos eles, coincidentemente alusivos ao Dia dos Pais.
“Deixe seu pai com um nó na garganta...” foi o anúncio ganhador de três estrelas. Realizado pela DPZ para a Olivetti, esta peça foi criada pelo redator Washington Olivetto e pelo D. A. Francisco Petit, tendo sido aprovada por Giórgio Padovano. Na opinião do júri, trata-se de um anúncio redondo, com um texto conciso e simples, e um layout bem produzido. A utilização de um ator do elenco de uma recente novela de muito sucesso também foi fundamental.
Foi, novamente, a dupla Petit/Olivetto quem criou o anúncio ganhador de duas estrelas "O melhor presente ...". da DPZ para a General Motors, que teve Álvaro Fiocco no atendimento e foi aprovado por André Beer. Segundo o júri, esta peça foi criada com apurado senso de aproveitamento do veículo jornal, em que foi publicada. Apesar de extremamente simples, o layout está limpo e muito bem solucionado.
"Hoje é feriado emocional...", realizado pela McCann para a Nestlé ganhou uma estrela. Acha o júri que, apesar de não ser um grande anúncio em termos de criação, o foi em termos de tratamento. É um anúncio também emocional, que estabelece uma perfeita empatia com o leitor já que seu texto conduz muito bem a leitura. Na próxima coluna e daremos a ficha técnica deste anúncio.
Quanto à polêmica da qual falamos na última semana, esclarecemos que ela se deveu a um membro do júri ter verificado, no dia seguinte à votação, que uma das peças escolhidas havia sofrido uma grande influência de outra de origem estrangeira, e já premiada internacionalmente. Novamente procurados os membros do júri, votou-se por retirar aquele trabalho da Seleção. Por motivos éticos, deixamos de citar aqui a peça em questão. Desta maneira, naquela semana consideram-se selecionados apenas os anúncios "DPZ/Lendas e Mitos", da DPZ, e "Você vai falar..., da L&M.
(Clique nos anúncios para ver em tamanho maior)
Cecilia Dutra, Jaques Lewkowicz e Luiz Favilla
Cecilia Dutra, Jaques Lewkowicz e Luiz Favilla
DPZ para Olivetti: "Deixe seu pai com um nó na garganta..."
DPZ para GM: "O melhor presente que você pode dar pro seu pai..."
McCann para Nesté: "Hoje é feriado emocional."

Recorte e pregue na sua parede.

A JANELA PUBLICITÁRIA, da TRIBUNA do Rio, está procurando uma janela como símbolo. Conforme prometemos ai está o regulamento do concurso para ilustradores e diretores de arte de todo o Brasil:
1 - O concurso visa escolher uma "janela" que deverá ser utilizada como marca em toda a programação visual da coluna (no jornal, em envelopes, papéis e cartões timbrados), além de ser reproduzida no Diploma da Seleção da Janela, e poder ser transformada em peça de três dimensões (medalhão em relevo, clichê gravado ou similar) para o troféu da Seleção.
2 - O concurso terá como jurados os colunistas integrantes do Prêmio Colunistas e um representante Conselho Nacional de Clubes de Criação.
3 - As inscrições deverão ser feitas até o dia 7 de setembro enviando-se os trabalhos assinados para a Janela Publicitária, à Rua Barão de Itambi, 7-605, Flamengo, Rio - CEP 20000 - RJ.
4 - Poderão concorrer desenhos de "janelas" executados em preto e branco, e em qualquer técnica, desde que atendam às necessidades especificadas acima.
5 - Não se exige que os trabalhos sejam enviados em arte-final, mas que transmitam claramente a ideia do autor. Pedimos aos concorrentes que sugiram uma tipologia que combine com a arte apresentada. Esta indicação poderá ser feita através da composição da palavra "Janela" com o tipo escolhido, ou de uma cópia xerográfica do respectivo alfabeto.
6 - O artista vencedor, além de todas as badalações a que terá direito, com sua biografia, currículo e melhores trabalhos publicados pela Janela Publicitária, receberá uma assinatura anual das revistas Art Direction e Propaganda, além da assinatura da Janela Publicitária.
7 - O segundo e terceiro lugares também receberão homenagens da Janela.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

MPM - JB - "Nunca tantos escreveram tanto por tão pouco

Todo mundo sabe que jornalista, na sua maioria, trabalha muito para ganhar tão pouco. Mas, puxa vida, a MPM -- agência do JB --, também não precisava ter feito anúncio disso...
Ou não é o que o titulo está querendo dizer?

Já podem ser feitas as reservas dos convites para a festa de entrega do "Prêmio Colunistas" – Os melhores da Propaganda 1977, que se realizará dia 11 de setembro no Rio. Os convites terão número limitado e custam Cr$ 700,00. É bom que as agências façam suas reservas imediatamente, para não lamentar depois. No Rio, informações e adesões podem ser conseguidas através da ABP pelo telefone 253-1076 e da Pulga Produções no 286-4876. Em São Paulo, através da APP (210-7225) e da Revista Propaganda (256-4137). As agências de outros estados poderão reservar seus convites por qualquer um daqueles telefones.
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O diretor de criação da Denison Rio, Antônio Torres, teve seu romance "Um cão uivando pra lua" resenhado na World Literature Today - Spring-1978, o importante periódico internacional da Universidade de Oklahoma.
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Segundo uma pesquisa do IDEG e da ABIFARMA, publicada na revista da ABIFARMA de 15 de agosto último, as despesas de promoção da indústria farmacêutica, em relação ao volume de vendas, caíram de 7,1 % (em 1974) para 6,7% (em 1976). Os gastos com literatura médica e anúncios (2,3%), inclusive, são inferiores às despesas com propaganda de outros setores industriais (média de 5%). Será que para essa queda tem remédio?
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Mário Lacerda (ex-LBV&A) entrou para a Denison-Rio, na área de atendimento do grupo Brahma.
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Deve iniciar em setembro uma grande campanha institucional da Monsanto realizada pela J.W. Thompson-Rio.
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POR QUÊ? POR QUÊ? Por que ainda existem agências que não conseguem entender que a correspondência para esta coluna deve ser enviada para a Rua Barão de Itambi 7/605 - Flamengo, Rio 20000, RJ. Ou Pelo telefone 286-4876. E que esta correspondência deve chegar até quinta-feira, para ser publicada na sexta?!
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Estes colunistas estarão participando, juntamente com Kleber de Araújo Sá Rêgo, Marcelo Silva, José Roberto Penteado, Pedro Galvão, Nei Cantinho e outros profissionais do ramo, das mesas de debates, do 1º Seminário de Publicidade e Propaganda que o Liceu de Artes e Ofício realizará de 21 a 25 de agosto. Informações à Rua Frederico Silva, 86 - Praça. 11.
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Continua multo bem feitinho o Banorte Jornal - house-organ que a Abaeté Propaganda prepara para o Banorte. A Abaeté, na verdade, é uma das melhores realizadoras de house­organs que conhecemos.
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A Bandeirantes-Rio deverá exibir brevemente nos vídeos cariocas "O Poderoso Chefão", que já está até comprado. A audiência promete...
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A partir do momento que a Mendes se associou à União Brasileira de Agências de Propaganda, foi desfeito o vinculo de representação que ela mantinha com a J.W. Thompson. O mesmo caso aconteceu com a ASA, de Belo Horizonte. Dentro de uma semana, porém, Augusto de Ângelo já deverá ter as novas agências que representarão a Thompson no Pará e em Minas Gerais.
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Que delícia de eufemismo na propaganda do absorvente Fling, quando, para fazer comparações de absorções, gotejam líquido azul nos absorventes...
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A Power - produtora de filmes comerciais - está distribuindo um folheto mostrando cinco novidades de seu atendimento. Os interessados em saber estas novidades podem pedir o folheto à própria Power.
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Pedro Meinrath, diretor do Grupo Visão foi convidado pelo IAA a fazer uma palestra na sessão de abertura dos trabalhos referentes à temporada 1978-79 daquela entidade em Nova York. A palestra "E o rumo da propaganda brasileira?", que em Inglês tem o nome de "Socio-economics factors affecting advertising to developing countries" (viram como em inglês é mais sério e explicado?) já foi apresentada no Brasil há dois anos, no II Encontro de Mídia.
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A L&M conquistou as contas dos relógios Mondaine, e das Linhas Aéreas Uruguaias - Pluma.
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O relações públicas da Norton, Ivan Curvelo, enviou-nos o portfólio de junho com os trabalhos daquela agência. Continuamos achando este portfólio um exemplo a ser imitado, já que regularmente informa aos clientes e colunistas o desenvolvimento criativo da agência.
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A CBBA acaba de editar o excelente folheto "Rastreamento de Problemas", com uma apresentação dos pontos que norteiam a definição de estratégia e criação de uma campanha de propaganda na CBBA. Os interessados podem procurar com D. Jane, pelo telefone 242-7476.
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A ESPM realizará um Inovador Curso Intensivo de Tráfego de Agência, dado pela conhecida Glória Kahan. As aulas irão de 18 a 22 de setembro, e as inscrições podem ser feitas na própria Escola.
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Falando em ESPM, em setembro começam seus cursos diurnos, atendendo a uma enorme demanda de universitários.
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A Mendes acaba de realizar, para o Banco do Estado do Pará, o relatório anual de 1977, em que a opção de um layout simples se deu para evidenciar o excelente desempenho (em números e gráficos) do banco.
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Em junho, o outdoor que maior recall conseguiu, segundo o IPPM, foi o de Cláudia Lessin Rodrigues, com 16,4%, no Rio e em São Paulo (no Rio teve outdoor?). O segundo mais lembrado foi o da Adidas, com 4,7% e o terceiro da Sharp, com 4,5%.
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Idi Amin Dada em breve estará usando Calças Cukier. É o que informa o RP Alvimar Britto, da Aroldo Araújo, que afirma que aquela confecção se expandirá para a África e outros países do terceiro mundo, logo após conquistar o mercado de Minas, para onde acaba de se dirigir.
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Nelson Jabur está se desligando da direção da Super-Publicidade (a house-agency da Supergasbrás). A Janela está à disposição das agências para qualquer contato.
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Novidades na Premium: Eugênio Cony é o novo contratado para a criação e Roberto Duarte para RTV. Novos clientes: Federação do Comércio Varejista no RJ e SESC. Mídia internacional: Ishibrás está anunciando na Europa e América Latina.
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Mais de 30 presidentes de Indústrias Farmacêuticas associadas à Abifarma escolheram a campanha da Roberto Menna Barreto Publicidade para atender aos interesses institucionais da Indústria Farmacêutica.
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A Casa do Desenho implantou a "Marketing House", com o objetivo de desenvolver serviços de marketing para outras empresas.
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O Informativo de Mídia da McCann está completando dois anos e seu editor Heitor Perez disse para a Janela que tem recebido vários pedidos de envio, inclusive de outras agências de propaganda.
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Kleber Sá Rego e Lourdes May foram os únicos profissionais de propaganda e marketing que participaram do Ciclo de extensão promovido pela Escola Superior de Guerra sobre "Problemas da Realidade Brasileira/Distribuição de Renda".
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Por falar em guerra, como se pode lutar pela boa propaganda quando, num país militarizado como o nosso, o Exército dá um exemplo de péssima propaganda como a que está sendo veiculada na televisão para a "exposição do Exército"?...
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A Faculdade Estácio de Sá, através do professor Marcos Evangelista, introduziu a leitura de colunas de publicidade, e entre elas a Janela, na cadeira de técnica e análise de publicidade e mídia. É uma imensa satisfação sabermos que estamos sendo lidos e analisados pelos futuros profissionais de propaganda e relações públicas.
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A Redinger & JG acaba de associar-se ao IVC - Instituto Verificador de Circulação.
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Os livretos "Transfer", lançados pela Abril, tiveram tal sucesso que apenas em São Paulo esgotou-se sua primeira produção. O sistema Transfer é uma espécie de "Letraset" educativo.
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Recebemos a revista do Centro do Comércio de Café do Rio de Janeiro. Segundo Lygia DornelIes, sua gerente-comercial, a publicação é dirigida a executivos exportadores, de bancos, agricultores e indústrias ligados à economia cafeeira.