Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/OUT/1977
Marcia Bê

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
"Marcia Bê" era o pseudônimo da jornalista Marcia Brito. A coluna era editada por Marcio Ehrlich.


Out-door promete soluções para o ano que vem

Na última terça-feira, dia 4 de outubro, estiveram reunidos na Escola Superior de Propaganda e Marketing os representantes da Central de Out-door e o Grupo de Mídia. Conforme anunciamos na coluna anterior, os mídias e particularmente o publicitário Hélio Ramos iriam procurar um esclarecimento maior com o pessoal da Central de Out-Door para que pudessem dai em diante trabalhar com mais tranquilidade e segurança na programação daquela mídia.
A Central de Out-Door repetiu a palestra e o audiovisual que tinham apresentado no Seminário de Reciclagem de Mídia e, para o espanto desta colunista, não acrescentou nada de novo, ou seja, de concreto, às suas considerações para com os profissionais de mídia. Apenas promessas de apresentarem um projeto no dia 31 de março de uma nova programação, diminuindo a quantidade de cartazes em determinados pontos da cidade, estabelecendo o total de três tabuletas espacejadas por 10 metros de outras três tabuletas.
Interessantes propostas foram feitas por parte dos profissionais de mídia, como por exemplo, as de Yuzul Ywamoto (Esquire) que sugeriu à Central de Out-Door que fizesse do out-door um veículo de comunicação social de mensagens de utilidade pública ocupando 5% do total de mensagens comerciais. O publicitário Hélio Ramos (Labor) lembrou que a Central deveria atentar para o ponto de vista do público e para o grande problema que afeta a todos nós - a poluição visual.
Questões ficaram no ar, sem resposta, como a pergunta de Ywamoto que levantava o problema dos prejuízos da agência em perdas como o atraso na impressão, queda do out­door etc. A Central admitiu que exista a falha humana e a falha da cola em dia de chuva, e ressaltou também que enfrenta problemas de ordem burocrática (com guarda de trânsito que não deixa estacionar o caminhão para a troca de cartazes), mas que está trabalhando para que essas deficiências terminem definitivamente para que todos possam ser beneficiados. A Janela continuará cobrando as conclusões.

Sindicato das empresas de publicidade reelege sua diretoria

Com 130 votos, a chapa encabeçada por Luís Marcelo Dias Sales acaba de ser reeleita para dirigir por mais três anos o Sindicato das Empresas de Publicidade de São Paulo. A reeleição ocorreu com elevado índice de comparecimento às urnas, pois, de um total de 144 associados com condições de votar, mais de 90% participaram com seu sufrágio, registrando-se apenas 14 ausências.
A Diretoria reeleita é composta dos seguintes nomes: Presidente - Luís Sales (Salles/Inter-Americana); vice-presidente - Petrônio Corrêa (MPM); diretor-secretário - Pedro Atilio Cesarino (Archote); diretor - Roque Hamilton Ribeiro (ABRAP); suplentes - Carlos Annibal de Brito (Publitec}, Flávio Antônio Corrêa (Standard. Ogilvy e Mather), Hugo Ferreira de Paiva (Hugo Paiva), Rony Lage (Lage, Stabel e Guerreiro); Conselho Fiscal - Hélio Thurler (Hélio Thurler Publ.): Geraldo Alonso Filho (Norton) , Hilda Schultzer (CBB e A.); suplentes do Conselho Fiscal - José Luís Carmo Neto (Imperman) , Antônio Muniz Furtado Simas (Dil) e Moacyr Jarbas Artusi (Arco-Artusi).

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Revista Homem - Outubro de 1977A Salles/InterAmericana consegue mais um sucesso para seu cliente Abril. A média mensal de circulação paga da Revista Homem subiu de 160 mil para cerca de 200 mil exemplares, nos últimos meses, graças à intensificação do trabalho de divulgação e promoção do produto, iniciada a partir de julho, que ajudou a conquistar novos leitores. A informação foi prestada pelo "Publisher" do Grupo de Publicações Masculinas da Editora Abril, Osvaldo de Almeida. Ele diz também que "os mídias brasileiros estão entusiasmando a gente, pois o crescente e marcante sucesso de Homem demonstra que cada vez mais os investimentos publicitários estão sendo canalizados para veículos de alta qualidade e destinados a públicos bem específicos". A foto é a capa de Homem deste mês, que por sinal, foi capa da PIayboy de fevereiro. (N.R.2013 - Não conseguimos confirmar esta informação.)
• • •
A Star-neon, do Marcio Albano comemora 22 anos este mês e promete uma novidade: vai lançar no Brasil um novo tipo de Ietreiros totalmente eletrônico, com know-how exclusivamente brasileiro e pronto aceitar qualquer tipo de movimento e mensagem.
• • •
Do dia 8 a 12 de novembro será realizado no Chile, o I Congresso Latino-americano de Publicidade, organizado pelo Círculo de Publicistas do Chile e sob os auspícios do Diário El Mercúrio que faz 150 anos, A Associacion Chilena de Agenda de Publicidade (ACHAP) e Área Latinoamericana y capitulo Chileno de la IAA são os patrocinadores. A abertura do congresso será no Edifício Diego Portale de Santiago e suas reuniões de trabalho serão no Hotel Carrera também em Santiago, sendo o encerramento em Viña del Mar. O  Congresso Latino Americano de Publicidade tem como filosofia o seguinte slogan: “Criar nosso modo de confraternizar” e vai apresentar estudos e debates das cinco comissões que tratarão os seguintes assuntos: “Economia e publicidade”. “Moral e ética publicitária”, “Publicidade e cultura”, “Publicidade e turismo” e “Relações Internacionais, legislação e organização”. Francisco Linares é o presidente da Comissão Organizadora e Marcos Huberman é o diretor de difusão e relações públicas. Infelizmente o folheto não traz nenhuma informação sobre o local para inscrições.
• • •
A Federação das Faculdades Braz Cubas, de Mogi das Cruzes está pagando Cr$ 20.000,00 por um logotipo novo, O concurso tem o patrocínio da Associação Paulista de Propaganda e do Clube de Criação de São Paulo. Todo mundo pode participar. O regulamento do concurso poderá ser pedido nos seguintes endereços: Av. Europa. 669 APP - Rua Hungria, 664, 12º andar – CEP 01455 ou na Secretária da Faculdade - Rua Francisco Franco, 133, com o professor Ismael Alves dos Santos. Vamos escrever logo pra eles, pessoal. O prazo para recebimento dos trabalhos é até 31 de outubro.
• • •
Dos 80 estudantes inscritos para estágio na Labor Publicidade, foram selecionados quatro: Cláudio Franco Stefes (Hélio Alonso), Evelin Cunha Süssekind (Hélio Alonso), Maria Alcina Alves Costa de Oliveira (PUC) e Maria Luíza Bousquet (Belas-artes da UERJ). Os estudantes que restaram serão indicados a outras agências através do projeto CIP – Coordenação de Intercâmbio Profissional que a Labor desenvolveu.
• • •
A Marco de Comunicações está comunicando a nova campanha de seu cliente Banco Safra dedicada exclusivamente às mulheres: o cheque mulher, com o talão cor de rosa com uma rosa e o nome da cliente impressos. Eu acho a ideia ótima, mas sei que vai ter muita mulher achando que se trata de mais um ataque chauvinista.
• • •
Recebi da Aroldo Araujo Propaganda um cartão, carta, bilhetinho, telefonema e telegrama comunicando que no próximo dia 12 de outubro faz treze anos. Parabéns Aroldo. Você tem toda razão. Renascer sempre é preciso pois a vida é uma beleza. Falou?
• • •
Começa a esquentar a campanha para as eleições do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Profissionais de Relações Públicas que serão no dia 7 de novembro. Os candidatos aos cargos daqueles conselhos já organizaram suas chapas. O voto é secreto obrigatório direto e pessoal e só poderão votar os profissionais que estiverem em dia com o pagamento do Conselho. (boletim Conrerp - RJ).
• • •
Roberto Duailibi entregará hoje à Souza Cruz os prêmios que sua agência (DPZ) conquistou para aquele cliente no Congresso Íbero-Americano de Publicidade, na Guatemala. Foram premiados o "planador" - melhor fotografia, "escalada no Dedo de Deus" - categoria cigarros, todos comerciais de HoIlywood. Os outros colocados foram o da “linguiça com S” e do Calcigenol do Rivelino. O Brasil ficou com a segunda colocação no Congresso.
• • •
Até o final deste ano sai a concorrência milionária do DNER “segurança nas estradas". O clima é de grande expectativa nas grandes agências. Não é pra menos.
• • •
Maria Alice Langoni, da MPM, está multo contente com os resultados obtidos pelo Grupo de Mídia do Rio. Ela nos contou que as palestras dos veículos com os mídias estão realmente despertando grande interesse de todos os profissionais que pretendem valorizar e engrandecer suas profissões. Muitíssimo consciente a posição de Maria Alice.
• • •
Há alguns anos, quando Ipanema foi a musa inspiradora de muitos redatores publicitários, algumas pessoas não entendiam bem porque se fazia propaganda usando aquele bairro carioca em mensagens publicitárias. A publicidade vive do feedback e, naquele momento acontecia justamente em Ipanema uma mudança de valores socioculturais de peso nacional. Havia algo no ar de Ipanema que aos poucos foi sendo inserido nos contextos culturais, econômicos e políticos de todo o pais. Não era nada isolado, pois tudo florescia em Ipanema. A bossa nova, o Pasquim, os chopnics do Jaguar, a banda, a Imortal Leila Diniz, o bar Zepelim, a garota e a música da Garota de Ipanema. Ipanema é hoje conhecida em todo o Brasil. Vinicius de Moraes pode fazer vender qualquer apartamento daquele bairro em qualquer lugar do mundo. Agora, sem querer ser bairrista ou qualquer outro adjetivo terminado em "ista", qual é a importância de um bairro como o Liberdade de São Paulo a ponto de merecer citação de um comercial das máquinas de lavar Brastemp - aquele do japonês (ou Chinês) da lavandaria no Liberdade? Talvez aquela mensagem publicitária (que até pretende ser engraçada) consiga fazer a população da Liberdade rir, mas para quem não está devidamente a par da Importância ou mesmo das características daquele bairro, a piadinha do comercial, quando muito, desperta um leve sorriso amarelo no telespectador.
• • •
Lembrando que os pregões de nossos antigos cantadores seriam os primeiros jingles brasileiros, nossos leitores foram convidados para a palestra que o pesquisador Fernando Lébeis apresentará às 21 horas de 10 de outubro, no Teatro Princesa Isabel.
• • •
Recebemos a revista Construção Pesada, que passará a circular bimestralmente com o suplemento "geração e transmissão de Energia Elétrica". Construção Pesada nos prova, através de gráficos e dados, sua situação como líder em publicidade, entre as publicações técnicas brasileiras.
• • •
A Artplan pegou a conta da Prefeitura de Niterói.
• • •
A sessão Retoque, de Marcio Ehrlich, volta na próxima sexta-feira.
• • •
Esta coluna fecha às quintas-feiras ao meio-dia. Qualquer correspondência pode ser enviada para a Rua Barão de Itambi, 7/605. Flamengo. Ou pelo telefone 286-4876.
• • •
Anuário Brasileiro de Propaganda 10 AnosA Editora Publinform vai fazer uma edição histórica de 10 anos do Anuário Brasileiro de Propaganda com 700 páginas contando a história da Propaganda no Brasil e o que o Anuário tem feito nesses últimos anos e ainda um estudo de probabilidade dos próximos dez anos. A publicação terá um texto de abertura de Roberto Duailibi e mais 40 nomes importantes do meio publicitário, como por exemplo, Periscinotto, Geraldo Alonso, Mauro Sales, Roberto Medina, Ricardo Ramos, Ivan Pinto, Enio Maynard, Nemércio Nogueira, Carlos Manga, Adolfo Bloch, Mino Carta, Jaime Câmara Jr., Gilberto Camargo de Barros, Luiz Brunini, etc. A edição é histórica e o fechamento publicitário será dia 15 de novembro. Portanto corram senhores anunciantes. E todas as agências, fotógrafos, distribuidoras, assessorias de relações públicas etc., que ainda não estejam cadastradas no Anuário, devem procurar o Davi Monteiro de Carvalho, na Publinform, que ele garantirá o cadastro gratuito para esta incrível edição. A partir do ano que vem, quem não estiver cadastrado no Anuário Brasileiro de Propaganda não é mais citado nesta Janela.