Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/AGO/1977
Marcia Bê

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
"Marcia Bê" era o pseudônimo da jornalista Marcia Brito. A coluna era editada por Marcio Ehrlich.



Central de Out-Door Seminário de Reciclagem de MídiaA Central de Out-Door, empresa constituída pela Época, Espaço Rio, Adver, Karvas, Klimes e Sign começou a veiculação da campanha que objetiva valorizar o out-door como importante meio de comunicação de massa. Este trabalho está a cargo da Aroldo Araújo Propaganda que, num planejamento agressivo de comunicação integrada pretende divulgar a nobreza, beleza e vantagens dos cartazes.
Na foto vemos a primeira mensagem da campanha, solidária com a racionalização da gasolina e com a Associação Brasileira de Anunciantes. A outra mensagem, que está sendo veiculada, é dirigida aos anunciantes e mídias: - "o out-door põe seu produto no olho da rua". E ainda uma outra prova de solidariedade (ou apelação!?) em homenagem à semana da pátria: - "o Brasil é feito por nós".
Ontem, no seminário de Reciclagem de Mídia, os responsáveis pela Central de Out-Door perderam uma boa oportunidade de vender as vantagens do out-door àqueles que deveriam ser o público alvo da empresa: os mídias. Estes profissionais, mais do que ninguém, precisam ser estimulados a programarem o out-door em suas mídias. O descrédito do out-door, segundo alguns mídias do Rio, está vinculado à garantia insegura que os veículos proporcionam a seus anunciantes. Quem garante que o número de cartazes negociados está sendo realmente o número exibido? Ainda há um outro fator contra estes veículos. De acordo com as normas a ser seguidas pelas exibidoras, o anunciante não terá direito a nenhuma restituição do capital empregado, se, por acaso, seus anúncios forem derrubados por um temporal ou retirados por qualquer motivo.
Já temos conhecimento que a própria Central de Out-Door está preocupada em estabelecer normas que venham contribuir para o benefício de todos. Por isso, ficam as nossas sugestões. Talvez elas venham acrescentar mais um ponto a ser discutido na formulação da lei que regerá as empresas de out­door.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Um levantamento de circulação de revistas Infantis, no período compreendido entre o 1º trimestre de 1976 e o 1º trimestre de 77, mostrou que quase não houve alteração na circulação total das revistas. Foram analisados treze títulos, filiados ao IVC, cuja circulação total no 1º trimestre de 76 era de 2.419.894 exemplares, enquanto que, no mesmo período de 77, o total de exemplares era de 2.394.440. A revista que apresentou maior aumento de circulação no período analisado foi Mônica (38.223 exemplares) e os títulos que sofreram maiores quedas foram: Pato Donald (32.346 exemplares) e Zé Carioca (23.681 exemplares). Abaixo o quadro de circulação das revistas no 1º trimestre de 77 (fonte: Mídia Informa ­ SSC&B-Lintas).

Almanaque Disney

319.571

Brasinha

38.793

Bolinha

116.459

Cebolinha

204.031

Gasparzinho

32.517

Heróis da TV

77.587

Luluzinha.

99.630

Mickey

348.811

Mônica

254.089

Pantera Cor de Rosa

115.520

Pato Donald

118.543

Tio Patinhas

412.670

Zé Carioca

186.219

 

 

TOTAL

2.394.440

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Sérgio Muniz de Souza é o novo diretor da Caterpillar Brasil S.A. Sérgio teve durante dez anos a responsabilidade do Departamento de Comunicações daquela empresa.
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O Clube de Criação de São Paulo está preparando o segundo anuário da entidade. A edição mostrará o balanço profissional das principais peças criadas em 1976 e 77.
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Está muito bom o Informativo de Mídia número 56 da McCann. Pequenas notícias de grande interesse sobre as coisas que estão acontecendo na área de mídia.
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A convite da Associação Brasileira de Marketing, o Grupo de Mídia realizará dia 14 de setembro às 18h30min, no Terrace Center (Ed. Av. Central) uma palestra sob o tema "A Média no Processo de Marketing". A apresentação será feita pelo Orlando Alves e participarão do debate Carlos Azevedo, Maria Alice Langoni, Gualter Leão, Antônio Luís Accioly, Mário Peixoto, Roberto Florio e Ulysses Santos.
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Em setembro nasce mais uma revista esportiva no Rio: Futebol 2000. Uma opção para os anunciantes que atuam no setor esportivo.
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Mauro Luís P.P. e Silva assumiu a direção geral da Elida Gibbs, Divisão de Produtos de Toalete da Gessy Lever. Mauro Luís começou há doze anos na Gessy Lever e fez uma brilhante carreira dentro da empresa. Quem tem competência se estabelece.
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A Carta Editorial Ltda., deverá lançar em outubro a revista Vogue Infantil. A tiragem prevista é de 40 mil exemplares. A editora ainda não definiu se a periodicidade será trimestral ou semestral.
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O Boletim Mensal de Mídia da SSC&B - Lintas, "Mídia Informa" está repleto de dados interessantíssimos. Dele transcrevemos esta nota sobre audiência de IV: - Durante o mês de junho, devido à transmissão dos Jogos do Selecionado Brasileiro, o programa Silvio Santos foi esticado até às 21h15min concorrendo diretamente com o Fantástico. Os resultados verificados foram inesperados. Em São Paulo, o Sílvio Santos superou o Fantástico das 19h às 21h. No Rio, como em outras praças, se não houve predominância total dos índices da Tupi, pelo menos houve um significativo acréscimo de audiência no horário (20h às 21h. O que se pode concluir (e eu concordo) é que os bons índices do Fantástico são decorrentes da falta de opções nos outros canais. Boa a iniciativa da Bloch em publicar no "Amigão" (encarte da revista Amiga) os textos dos programas culturais da nossa TV. Esperamos que todos os veículos de TV mereçam daquela editora uma mesma atenção. Isto fará com que as equipes de produções dos vários canais se motivem a fazer bons programas do gênero. Nada como a concorrência para elevar a qualidade.
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J. Silvestre vai apresentar um novo programa aos domingos na Rede Tupi no horário das 20 às 22h. Desta vez não será o céu, e sim "o tempo é o limite". Mais uma opção para o espectador o anunciante, o mídia etc.
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Reginaldo Bessa, autor de vários sucessos em "Jingles" está em vias de apresentar novas proposições de linguagem sonora para o mercado brasileiro. Em seu estúdio, na Rua Araucária, 66 - 3º andar, Reginaldo elabora as peças e controla os resultados em vendas e os efeitos institucionais obtidos.
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Quais os anúncios que o Sr.(a) se lembra de ter visto nos últimos 30 dias? Quais as marcas anunciadas? Conforme apurações do Instituto Paulista de Pesquisa de Mercado, o teste verificou os seguintes resultados no Rio de Janeiro: (1.000) - %.
NA TV - cigarros Commander (14,7), Casa Masson (9,6) Caderneta de Poupança Delfim (8,1), cigarros Continental (5,2), cigarros Minister (4.8). Calças US-TOP (4.5), guaraná Brahma (13,4). Margarina Primor (3,1), Sugismundo-vacinacão (2,9), Sharp (2,7), cigarros Arizona (1,9).
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A Publicidade Certa contratou gente nova para a área de atendimento: José Hamilton Machado (ex-Norton), Walter Fins, Raimundo Mourão (ex-Rottman) e Rubens Pimentel de Lima (ex-Abril). Antônio Manuel Nunes "ex-Alvo", é o novo redator daquela agência.
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O Informativo "O Executivo", distribuído pelo São Paulo Hilton a seus hóspedes, trás em seu número 3 um interessante comentário explicando como se planejar conferências e realizá-las com sucesso. Para receber um exemplar do "O Executivo" é só escrever para Régine Verboloyski, São Paulo Hilton. Av. Ipiranga, 165. São Paulo.
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A Editora Abril conseguiu reunir na semana passada, em São Paulo, os mais importantes empresários do Brasil. O Sr. Victor Civita estava exuberante não apenas com a presença da "Playmate" Lisa Sohn, mas também com o sucesso da recepção que já marcou a passagem para o terceiro aniversário da revista Homem.
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Esta coluna fecha às quintas-feiras ao meio-dia. Toda correspondência deve ser enviada para a Rua Barão de Itambi, 7/605 - Flamengo. Rio. CEP 20000. Ou pelo telefone 286-4876.