Marcus Machado terá programa de TV sobre vinho pela produtora Gabiroba

Pedro Hermeto, Marcus Machado e Cecília Aldaz

Marcus Machado, produtor e diretor de comerciais e eventos do mercado carioca, põe no ar em maio o primeiro produto de sua recém-lançada Gabiroba Filmes: um programa sobre vinhos, que irá ao ar pelo canal a cabo Mais Globosat. Dirigido por Machado, será apresentado pela enóloga e sommelier Cecília Aldaz que, além de premiada profissional do ramo, é casada com um craque da gastronomia, o chef Felipe Bronze.

A Gabiroba Filmes foi criada em 2016 com o objetivo de oferecer Branded Content para tv a cabo e somar ao trabalho de outra empresa de Machado, a Preview Eventos – voltada, como o nome sugere, para eventos corporativos e ações promocionais. Essa última surgiu a partir da Preview Produções, fundada por ele há 36 anos e que realizava filmes publicitários, computação gráfica, animação e vídeos institucionais.

Há cinco anos, depois de uma viagem ao Chile e outra a Portugal, Marcus criou o blog “Viagem com Vinhos”. Ele queria poder compartilhar tudo o que aprendeu sobre a bebida, em ambos os países, com outros apreciadores de vinho que viessem a fazer os mesmos percursos. Machado percebeu que o assunto poderia render um programa num canal a cabo. A ideia não saiu mais de sua cabeça: “Eu ainda estava muito cru no assunto. Passei então a observar outros canais e enxerguei a brecha para falar sobre vinhos e suas histórias de uma maneira descomplicada.”

O programa ainda está sem título. Machado entregou à direção do Mais Globosat uma lista com mais de 20 nomes. Afinal, ninguém melhor do que ele para dar as sugestões, já que é o criador e diretor da produção.

A escolha da argentina Cecília Aldaz para apresentadora também foi feita por Marcus. A intenção era reforçar outro enfoque do programa: a relação das mulheres com o vinho. Segundo Machado, as mulheres têm uma visão diferente da bebida e começam a gostar dos vinhos de maneira distinta da masculina: “Muitas mulheres começam a apreciar vinhos pelo rosé ou por espumantes, que são mais leves. A partir daí elas aprendem a gostar de outros tipos e, inclusive, a escolher vinhos.”

A primeira temporada terá 13 episódios semanais. Cada um deles abordará um tema diferente, sempre com um contraponto. Por exemplo: vinhos criados em zonas áridas do Brasil em contraponto àqueles produzidos no sul do país. Além disso, uma ou duas dicas serão dadas sobre tudo aquilo que envolve os vinhos: como tirar manchas causadas pela bebida, como recuperar rolhas que caem dentro da garrafa e até como construir uma adega sem custos.

Na estreia, Cecília Aldaz conversará com Pedro Hermeto, sócio da Vinícola Era dos Ventos e dono do charmosíssimo restaurante Aprazível, em Santa Tereza, que foi também a locação do primeiro episódio.

Enquanto segue a todo vapor com outros projetos que ainda não saíram do papel pela Gabiroba Filmes, Marcus Machado é só alegria: “O novo programa é um sonho – de cinco anos – realizado. Um novo filho!”

Renata Suter

Jornalista

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


seta
×